Torta de Brigadeiro Branco com Damasco


Ingredientes:

Massa:

10 gemas peneiradas
10 claras em neve
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícara de açúcar
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
2 colher rasa de essência da sua preferência.



Para o recheio:

3 latas de leite condensado
3 colheres de margarina
100 g de chocolate branco
1/2 caixinha de creme de leite
100 g de damasco

Para umedecer o bolo:
Leite e açúcar

Para cobrir:
Chantili


Modo de Preparo: 

Ligue o forno para pré-aquecê-lo. Se sua batedeira for pequena, divida a receita em duas. E faça a metade da receita, primeiro, depois faça a outra metade.
Com a batedeira ligada bata as claras em neve, acrescentando as gemas peneiradas e depois o açúcar aos poucos.


Bata bem, por uns 10 minutos, até que o creme fique bem fofo e claro. Antes de desligar a batedeira coloque a essência, deixe bater por uns 30 segundos e desligue a batedeira. À mão, acrescente a farinha peneirada aos poucos, não bata, apenas mexa suavemente para incorporar a farinha ao creme, por fim coloque o fermento, misture delicadamente. Divida a massa em duas assadeiras iguais, redondas de 25 cm de diâmetro aproximadamente, previamente untadas e enfarinhadas.
Teremos então dois bolos ao forno. Leve para assar por aproximadamente 50 minutos. Desenforme quando estiver morna e reserve.

Para fazer o recheio:

Coloque o leite condensado com a margarina e o chocolate em uma panela grande e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo. O ponto é o ponto do brigadeiro, quando estiver soltando do fundo da panela,ou até quando engrossar bem. Leva uns 15 minutos ao fogo para atingir esse ponto. Depois desligue o fogo, espere uns 5 minutos para esfriar um pouco, e fora do fogo coloque o damasco picadinho e o creme de leite. Reserve.
Adoce cerca de 2 xícaras de leite com um pouco de açúcar. Divida os dois bolos ao meio. Você terá então 4 discos de bolo.
Use uma das assadeiras para montar o bolo.
Coloque o 1º disco dentro da assadeira e umedeça com o leite adoçado. Não molhe demais, pois o bolo pode despencar depois. Coloque 1/3 do recheio sobre o disco umedecido, e depois cubra com o 2º disco.
Umedeça o 2º disco, e sobre ele coloque outro 1/3 do recheio, cubra então com o 3º disco, umedeça o 3º disco e coloque sobre ele o resto do recheio e finalize com o 4ª disco de bolo umedecendo um pouco. Deixe na geladeira por umas 4 horas para firmar o bolo e os recheios.Depois disso, passe o bolo para um prato de bolo, ou bailarina, e então decore com chantili.
E está pronto.

Bolos, Tortas, Doces, Carnes, Massas, Doces, Sobremesas, Receitas da Ana, Tudo Gostoso, Testemade, www.comerbemdonabenta.blogspot.com Sucos, Bebidas, Frango, Peixe

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.