Bolinha de queijo e presunto de Parma

'Petisco': bolinha de queijo grana padano e presunto de Parma (Foto: Divulgao / Toms Rangel)

Ingredientes da Receita de Bolinha de queijo e presunto de Parma
200g de miolo de pão italiano
250ml de água
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de alecrim picado
1 dente de alho bem picado
3 unidades de ovo caipira
200g de queijo grana padano ralado fino (não use o de saquinho)
175g de presunto de Parma
100g de queijo Taleggio
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
Ovo caipira para empanar (o quanto baste)
Farinha de trigo para empanar (o quanto baste)
Farelo de pão italiano ou farinha de rosca para empanar (o quanto baste)
Óleo de girassol ou canola para fritar (o quanto baste)

Modo de preparo da Receita de Bolinha de queijo e presunto de Parma

Pique o presunto de parma em cubinhos bem pequenos. Em uma panela, ferva a água e desligue o fogo. Despeje o presunto de parma dentro e espere 20 minutos. Deixe que essa água esfrie bem. Coe reservando o presunto e também a água. Em seguida, pique o miolo de pão em cubos e despeje sobre ele a água em que o presunto de parma foi escaldado e deixe por 20 minutos. Esprema bem o miolo de pão entre as mãos para retirar o máximo de água e amasse para se tornar uma massa uniforme.
Misture na massa de pão o alho picado, os ovos, o grana padano, o presunto de parma, a salsinha, o alecrim, e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe a massa esfriar na geladeira até esfriar bem para ficar mais fácil de enrolar. Faça bolinhas de massa de cerca de 2,5cm. Corte o taleggio em cubos de aproximadamente 1,5cm, pressione cada cubo dentro de uma bolinha e feche-a com os dedos. Gire a bolinha entre as mãos para dar-lhes a forma redonda. Passe as bolinhas na farinha de trigo e sacuda para retirar o excesso. Agora, passe-os no ovo e no farelo de pão italiano. Passe mais uma vez no ovo e, pela última vez, no farelo. Frite em imersão em óleo não muito quente (cerca de 165ºC) para que o queijo do recheio derreta e a casquinha fique crocante. Sirva imediatamente.

Como fazer a farinha para empanar crocante:
Para fazer o farelo de pão para empanar, bata cubos de pão italiano, sem casca, no processador. Se quiser, peneire o farelo para dar uma acabamento mais delicado, ou use-o sem peneirar para um acabamento mais rústico. Também pode-se usar farinha de rosca no lugar do farelo de pão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.